COMO FUNCIONA O CARTÃO

O Cartão de Viagem Rendimento é um cartão pré-pago, recarregável, que pode ser utilizado para compras e saques em suas viagens internacionais. É a maneira mais moderna e segura de levar dinheiro, já que é carregado com o valor em moeda estrangeira e as compras e saques podem ser realizados na moeda do país em que estiver.


PERGUNTAS FREQUENTES

  • > COMPRAS E SAQUES
    • > Como realizo compras e saques? Para compras: Basta passar o cartão e digitar sua senha ou assinar o comprovante da transação* nos estabelecimentos credenciados a rede MasterCard (sempre na função “crédito”) ou Visa (a função “débito” e “crédito”, pode variar de acordo com o país). Todas as transações serão debitadas automaticamente do saldo disponível.
      * Alguns estabelecimentos podem solicitar apenas a assinatura no momento da compra.

      Para saques: Insira o cartão em um caixa eletrônico com selo das redes MasterCard/Cirrus e Visa/Plus, escolha a função “crédito” digite a sua senha do cartão e siga as demais instruções.
      *Recomendamos manter e guardar os comprovantes das transações efetuadas durante o período de, no mínimo, 90 (noventa) dias contatos da realização da transação, como medida de segurança.
    • > Como realizo compras pela internet? Basta digitar, no site de compras, os dados que poderão ser solicitados:

      • > Número do cartão (16 dígitos localizados na frente do cartão);
      • > Validade do cartão (impressa na frente do cartão – MM/AA);
      • > Código de segurança (3 dígitos impressos no verso do cartão, próximos à tarja magnética);
      • > Nome completo 1;
      • > Endereço completo2.
      * Para os estabelecimentos que possuem VBV (verified by visa), será necessário confirmar a senha eletrônica para o processamento da transação.


      IMPORTANTE:

      1 O nome deve ser digitado da mesma forma que foi cadastrado pelo distribuidor, no momento da aquisição do cartão. Para assegurar-se de como seu nome está cadastrado, acesse os dados de seu cartão no menu no item “Meus Dados” disponível neste site.

      2 Para realizar uma compra na internet, poderão ser solicitados 2 (dois) endereços, um para cadastro, que deverá ser o mesmo informado ao distribuidor no momento do cadastro para aquisição do cartão e outro para entrega. Para assegurar-se de como seu endereço está cadastrado, acesse os dados de seu cartão no menu “Meus Dados” disponível neste site.

      A aceitação do cartão pelo site na internet pode variar de acordo com a loja virtual, por isso, algumas transações podem ser recusadas.

      Transações realizadas em moeda diferente da moeda do seu cartão serão convertidas seguindo as taxas de conversão da MasterCard e Visa. As transações serão autorizadas somente se houver saldo disponível no cartão.
    • > Meu cartão não contempla os 16 dígitos impressos. Como realizo compras pela internet? Alguns cartões podem conter apenas 4 (quatro) dígitos impressos na frente, com um espaçamento e mais 4 (quatro) dígitos ao final, sendo assim, serão necessários os 8 (oito) dígitos centrais para compor a numeração de 16 dígitos solicitados para a realização de compras pela internet. Esta informação poderá ser consultada de duas formas:

        1. Através deste site:
        Os números de 8 (oito) dígitos centrais podem ser consultados, após o login, ao lado esquerdo do site. Exemplo:

        • > Número impresso no cartão: 1234 5678
        • > Número disponibilizado no site: **** 5678 1234 ****

        Neste exemplo, para efetuar uma compra, você deverá utilizar o nº 1234 5678 1234 5678.

        2. Através da Central de Relacionamento:
        Ao contatar a Central de Relacionamento, confirme seu CPF e contrassenha para que o atendente informe os 8 (oito) números necessários.


      IMPORTANTE Por questões de segurança, os atendentes da Central de Relacionamento não possuem acesso a numeração completa do seu cartão, apenas os 8 (oito) dígitos centrais, e não estão autorizados a solicitar o código de segurança no verso do cartão.
    • > Existem limites para compras e saques? O Banco Rendimento não estabelece limites para compras e não cobra tarifas adicionais, porém, algumas lojas podem estipular limites mínimos ou máximos para compras com cartão.

      Também não há limites para saques*, contudo, é importante verificar o valor máximo de saque permitido por caixa eletrônico, que pode variar de acordo com o local e o horário.

      *Haverá um custo de saque debitado na moeda do seu cartão, diretamente do saldo disponível. Para consultar todos os valores aplicáveis ao cartão, entre em contato com o distribuidor onde o cartão foi adquirido ou consulte o site que está no verso do seu cartão.
    • > Como são efetuados os débitos referentes às compras e saque?
      Todas as transações são debitadas na moeda do cartão. Transações realizadas em moeda diferente da moeda do cartão têm o seu valor convertido, seguindo as taxas de conversão vigentes e definidas pela MasterCard e Visa.

      As conversões de moedas poderão sofrer variações, de acordo com os horários de fechamento dos mercados cambiais, feriados locais, situação econômica do país onde o cartão foi utilizado, dentre outras situações. Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento.
  • > SALDO E EXTRATO
    • > Como consulto o saldo e extrato do cartão? Para consultar o saldo e extrato do seu cartão, basta realizar o cadastro e efetuar a consulta neste site ou pelo Aplicativo Móvel Banco Rendimento para smartphones e tablets disponibilizado aqui. Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento.
    • > O que posso fazer com o saldo do meu cartão ao voltar para o Brasil? Caso haja saldo disponível no cartão ao retornar ao Brasil, você poderá adicionar novos valores, guardá-lo para uma próxima viagem ou resgatá-lo. Essas operações poderão ser realizadas somente pelo distribuidor onde você adquiriu o cartão.

      Para mais informações sobre o procedimento de recarga ou revenda do saldo remanescente, consulte os “Termos e Condições Gerais de Uso” ou entre em contato com o distribuidor onde o cartão foi adquirido.
    • > Posso transferir o saldo do meu cartão para o cartão de outra pessoa? Depende da política do distribuidor onde você adquiriu o cartão. Para mais informações, contate-o.
    • > Não reconheço a transação em meu extrato. O que devo fazer?
      Verifique se o valor não foi realmente utilizado por meio dos comprovantes transação e saques. Para mais informações, verifique o “Termo de Condições Gerais de Uso” de seu cartão ou entre em contato com a Central de Relacionamento.

      Para seguir com a contestação de uma transação não reconhecida no extrato, entre em contato com a Central de Relacionamento, reportando sua reclamação sobre o débito lançado em seu cartão no prazo máximo de até 30 (trinta) dias da data da transação e siga os procedimentos orientados pela Central de Relacionamento.
  • > CARGA E RECARGA DO CARTÃO
    • > Existe um valor mínimo ou máximo para carregar o cartão? Depende da política do distribuidor onde você adquiriu o cartão. Para mais informações, contate-o.
    • > Como faço para recarregar o cartão? É preciso tê-lo em mãos?
      Caso esteja no Brasil: Basta entrar em contato com o distribuidor, onde você adquiriu o cartão.

      Caso esteja no exterior: Não é necessário ter o cartão em mãos. Basta informar o número de série do cartão, que deve estar ativo e dentro da validade, além de utilizar a autorização por escrito para que o autorizado no Brasil possa assinar o boleto de câmbio por você. Para mais informações sobre os procedimentos e prazos, entre em contato com o distribuidor onde o cartão foi adquirido.
  • > QUAIS SÃO AS TARIFAS COBRADAS NO CARTÃO
    • > Quais são as tarifas cobradas no cartão?
      Consulte todos os valores aplicáveis ao cartão na seção Tabela de Cartões do site www.rendimento.com.br.
  • > PERDA, EXTRAVIO, ROUBO OU FURTO DO CARTÃO
    • > Em casos de perda, extravio, roubo ou furto do cartão? Entre em contato com a Central de Relacionamento imediatamente e efetue o bloqueio de seu cartão. Você ainda pode bloqueá-lo neste site ou pelo Aplicativo Móvel Banco Rendimento para smartphones e tablets disponibilizado aqui.

      No site: Após acessar o site com o seu usuário e senha, clique em “Perda/Roubo”, preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio.

      No Aplicativo Móvel: Após acessar o aplicativo com o seu usuário e senha, utilize o menu “Bloquear Cartão”, preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio.

      Até que o bloqueio seja feito, todas as transações efetuadas são de sua responsabilidade. Lembre-se de manter a sua senha separada do cartão, para evitar o uso indevido.
    • > Após comunicar a perda, extravio, roubo ou furto, como faço para solicitar um novo cartão pelo site? Você deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento.
    • > Qual o prazo para a entrega do novo cartão em caso de perda, extravio, roubo ou furto?
      O prazo para entrega do novo cartão depende do local de entrega, podendo variar de acordo com as normas alfandegárias de cada país. Para consultar o prazo, entre em contato com a Central de Relacionamento.
    > SENHAS
    • > Esquecimento da senha do cartão Se você esqueceu a senha do cartão, será necessário criar uma nova. Para sua segurança, o Banco Rendimento e seus distribuidores não têm acesso à senha do seu cartão.

      Para cadastrar uma nova senha, após o login, clique no menu “Senhas”. Escolha a opção “Alteração da senha do cartão”, se preferir, poderá realizar este procedimento pelo Aplicativo Móvel Banco Rendimento para smartphones e tablets disponibilizado aqui.

      Após a confirmação dos dados solicitados, você poderá criar uma nova senha de 4 números que estará pronta para utilização. Para realizar esta operação, será necessário confirmar a sua contrassenha (Palavra-chave de segurança entre 4 a 10 caracteres escolhida no momento da aquisição do cartão.
    • > Em caso de bloqueio de senha. O que fazer? Se você errar a senha do cartão por 3 vezes consecutivas, por questões de segurança, seu cartão ficará bloqueado por 24 horas para compras com senhas ou saques. Após este período, o cartão estará automaticamente liberado para operações com e sem senha e também operações de saque. Enquanto a senha estiver bloqueada, você poderá realizar compras em estabelecimentos que não solicitem senha para as transações.
      * Não há possibilidade de desbloqueio da senha antes do prazo de 24 horas.
    • > Esqueceu a senha eletrônica? Se você esquecer ou errar a senha eletrônica1 por 3 vezes consecutivas, na tentativa de acesso ao site, , sua senha será bloqueada. Para desbloqueá-la, entre em contato com a Central de Relacionamento.

      Você ainda pode criar uma nova senha neste site, após o login, clique no menu “Senhas”. Escolha a opção “Alteração da senha eletrônica” ou acesse o Aplicativo Móvel Banco Rendimento.

      1A senha eletrônica é a senha de acesso a este site, utilizada também para acesso ao Aplicativo Móvel Banco Rendimento. Esta senha poderá ser solicitada para compras na internet em sites que requerem autenticação. O cadastro ou alteração desta senha pode ser realizado neste site no menu “Senhas”.
    • > Não tenho a contrassenha. O que devo fazer?
      Entre em contato com o distribuidor onde adquiriu o cartão ou com a Central de Relacionamento.

      Você ainda pode criar uma nova contrassenha neste site, após o login, clique no menu “Senhas”, e escolha o item “Alteração de contrassenha” ou pelo Aplicativo Móvel Banco Rendimento.

      A contrassenha é a palavra- chave de segurança com 4 a10 caracteres escolhida no momento da aquisição do cartão.
    > OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
    • > Pagamento em Reais no exterior Alguns estabelecimentos oferecem para os clientes a possibilidade de escolher em qual moeda será realizado o débito em seu cartão. Nesta hipótese, você poderá optar pela moeda local ou REAL. Na maioria das máquinas, essa opção é exibida na própria tela e você pode optar pela moeda desejada. Em outras, como locadoras de veículos, por exemplo, o estabelecimento entrega o contrato da compra e nele consta que o Cliente/Portador concorda em efetuar o pagamento em REAIS. Ao assinar o Comprovante de Transação ou digitar a senha, tendo selecionado o pagamento em REAIS, você estará concordando com a taxa de conversão estabelecida pelo lojista, sem qualquer intervenção do distribuidor, Banco Rendimento, das bandeiras MasterCard e Visa, ou Agillitas como emissora do cartão. A fim de evitar gastos adicionais na conversão, recomendamos que não seja escolhido o pagamento em REAIS ao utilizar seu cartão.
    • > Países com embargo político ou econômico pelos EUA Poderá haver restrições à aceitação do cartão em países aos quais autoridades governamentais dos Estados Unidos da América imponham embargo político ou econômico. A responsabilidade de consultar previamente a aceitação do cartão no local da viagem é do Cliente/Portador.
    • > Pagamentos em cruzeiros marítimos A utilização do cartão pode ser restrita em alguns cruzeiros marítimos, em função de procedimentos internos. Lembre-se de consultar previamente a aceitação do cartão no local da viagem.
    • > Compras com Gorjetas Nas transações em bares ou restaurantes com o cartão, em alguns estabelecimentos, há o acréscimo da gorjeta ao valor da transação. Esta cobrança é opcional, sendo assim, caso você não concorde com a cobrança, não assine o comprovante de transação e inutilize o campo ou espaço destinado à gorjeta (“Tip”). Ao assinar o comprovante de transação ou digitar a senha, você estará expressando sua anuência à cobrança do valor extra, sendo assim, ele será debitado diretamente do saldo do seu cartão.
    • > Posso fazer pré-reserva de hotéis e locadora de veículos? Nossos cartões de viagem são aceitos para pré-reservas de hotéis ou locação de veículos. Ao efetuar uma destas opções, o saldo do cartão ficará bloqueado no valor correspondente a pré-reserva/locação do veículo e haverá acréscimo de uma taxa de segurança de 15% (quinze por cento) sobre esse valor da transação, pelo prazo de até 15 (quinze) dias corridos, até que o estabelecimento confirme a transação.

      A responsabilidade pela pré-reserva e pagamento, assim como pelo seu cancelamento, se for o caso, é do estabelecimento, já que este é o único que tem a possibilidade de efetuar lançamentos de débito no cartão.
    • > Posso fazer compras em lojas DutyFree no Brasil?
      Todas as compras poderão ser efetuadas em dólares americanos ou reais.

      Caso você escolha efetuar o pagamento em reais, haverá duas conversões, uma realizada pelo estabelecimento no momento da compra e a outra para a moeda do cartão, seguindo as tarifas de conversão da MasterCard e Visa, desta forma, recomendamos que as transações sejam realizadas na moeda local.
    > VALIDADE
    • > Qual a validade do cartão?
      O prazo de validade está impresso na frente do cartão (MM/AA).
    > DÚVIDAS SOBRE O SITE
    • > Como verifico meu extrato? Para consultar o saldo e extrato do seu cartão, basta realizar o cadastro e efetuar a consulta neste site ou pelo Aplicativo Móvel Banco Rendimento para smartphones e tablets disponibilizado aqui.

      Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento.
    • > Como verifico o extrato do cartão adicional? Através do site, o extrato pode ser consultado pelo titular ou pelo adicional:

      • Titular: Após acessar o site com seu usuário e senha eletrônica, no item “Extrato/Saldo” do cartão titular, há um link abaixo do extrato que possibilita consultar o cartão adicional;


      • Adicional: Crie um usuário e senha eletrônica para o adicional, e com este acesso será possível verificar somente os dados do cartão adicional (não é possível a consulta do cartão titular).



      No aplicativo móvel, o extrato pode também ser consultado pelo titular ou pelo adicional:

      • Titular: Após acessar o aplicativo com o seu usuário e senha eletrônica, através do menu “Extrato”, selecione o cartão desejado e efetue a consulta;


      • Adicional: Crie um usuário e senha eletrônica através do link “Ainda não sou cadastrado” e, com este acesso será possível acessar somente os dados do cartão adicional. Neste caso, não é possível a consulta do cartão titular.
    • > O que significa a transação que aparece um “*” ao lado?
      Estas transações ainda não foram liquidadas, ou seja, o valor da transação pode ser alterado até a data da liquidação, pois o estabelecimento ainda não confirmou o valor. O prazo pode variar de 7 (sete) a 15 (quinze) dias corridos a partir do ato da compra.

      Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento.
    > LOCALIZAÇÃO DOS CAIXAS ELETRÔNICOS
    • > Onde posso consultar as localidades dos caixas eletrônicos? A consulta da localidade dos caixas eletrônicos pode ser efetuada através do site das bandeiras Visa e MasterCard .

      Se preferir, ligue para Central de Relacionamento.

      * É de responsabilidade dos bancos proprietários dos caixas eletrônicos a atualização dos endereços no site da MasterCard e Visa.
© 2014 - Agillitas Soluções de Pagamentos LTDA. - Todos os direitos reservados.